09 set

5 Formas de Ficar Acordado Para Estudar Sem Prejudicar o Sono

O início deste conteúdo já dá a entender que muita gente procura a fórmula mágica para ter sucesso nas disciplinas da faculdade, da escola ou nos concursos públicos. Mas, estão enganados, aqui você não irá encontrar a fórmula mágica, mas descobrirá maneiras saudáveis de conseguir um bom êxito nos estudos da escola, cursos rápidos, faculdade e principalmente para quem está buscando sucesso nas provas do concurso público.

 

Tão necessário como o próprio ato de comer ou até mesmo respirar, o sono é ideal para você ter aquele momento de repouso, intervalo ou para recuperar as forças físicas e mentais. O sono é fundamental para organizar tudo o que aprendemos e retemos durante o dia, é como se a nossa cabeça fosse um enorme arquivo, que só pode ser reorganizado durante o estado de sono e repouso.

 

Essa “organização mental” é muito importante para quem está focado nos estudos, pois, a energia cerebral gasta nessa atividade faz com que o indivíduo fique com as “idéias frescas” para poder continuar sua rotina com as informações, livros e cadernos. Muitas vezes ocorrem situações em que a pessoa dorme uma noite inteira e mesmo assim acorda com uma sensação de “ressaca” e morrendo de sono, isso geralmente acontece com os concurseiros que pleiteiam um cargo público ou um estudante que está prestes a realizar a prova do Enem por exemplo. E agora você pergunta: Como aproveitar mais o tempo para estudar sem prejudicar a saúde? Iremos responder para você:

 

Estou com sono excessivo mas preciso estudar e agora?

Sono na hora de estudar é muito prejudicial. A princípio a maior dificuldade de algumas pessoas de se concentrarem na hora dos estudos é o sono excessivo e cansaço. Quando alguém fala que não dormiu direito à noite, a primeira coisa que vem na cabeça da pessoa que ouviu é “Foi para a festa ou balada” e na verdade não é, ás vezes o sono dessa pessoa foi interrompido por alguns fatores que podem ser:

 

  • Barulho e desconforto
  • Rotinas Irregulares
  • Temperatura errada
  • Doença mental como Insônia
  • Estresse
  • Ronco
  • Trabalho em turnos alternados
  • Alterações hormonais

 

Dentre esses fatores citados existe um que mais predomina na vida das pessoas que é a Insônia. Considerada como doença, a Insônia pode ser causada por alguns problemas como ansiedade, depressão, uso de alguns medicamentos em longo prazo e de bebida alcoólica. Bom, ter sono é normal, mais o excesso dele é prejudicial, e sabendo disso, alertamos que caso você identifique procure ajuda e orientação médica, não demore e cuide da sua saúde.

 

Veja agora as cincos formas de ficar acordado para estudar sem prejudicar seu sono!

  • Tome banho frio ou coloque os pés em um balde com água gelada. Esse método irá te manter acordado por uma ou duas horas. Ah! Beba grande quantidade de água, intercalando de 30 em 30 minutos.

 

  • Mantenha luzes acesas, elas com certeza irão promover um ambiente mais adequado. Um ambiente bem iluminado pode melhorar as capacidades cognitivas, inclusive a memória e tempo de reação.

 

  • Se você tem alguma disciplina ou tarefa que precisa focar e a considera difícil, encare essa tarefa como uma prioridade e inicie seus trabalhos assim que possível.  Essa atividade é recomendada para que você chegue ao final do dia exercendo atividades que não irá causar cansaço mental.

 

  • Se for possível, intercale duas horas seguidas de estudo com uma boa soneca de 30 minutos ou 1 hora (tudo fica fresquinho na memória).

 

  • O último mais não menos importante. Ingira alimentos que despertam o sono e a atenção como cafezinho, guaraná em pó, chocolate, carboidratos, amêndoas e proteínas e até mesmo mascar chiclete. Esses alimentos são considerados um estimulante natural, capaz de aumentar a disposição, acelerando os batimentos cardíacos, melhorando a circulação sanguínea e, como conseqüência, tirando o sono. Sem prejudicar a sua Saúde.

 

Dica Extra: Aliando essas cinco formas a refeições leves, pequenos movimentos e leitura em voz alta irão te ajudar a ter maior capacidade de concentração, diminuir o estresse e a famosa frase: Estou com sono toda a hora. Estas dicas vão aumentar as chances de conseguir assimilar melhor os conteúdos estudados e ficar acordado para estudar.

 

Para aqueles que estão com sonolência, vale lembrar que antes de passar nas provas objetivas e discursivas, precisam estar bem acordados e com muita saúde e disposição para alcançar seus objetivos. Com isso, a melhor forma de conseguir é: praticar estratégias naturais que te mantenham acordado e que ofereça a energia necessária, como ingestão de alimentos e bebidas que possuem estimulantes naturais. O Arrebite pode facilitar a sua vida sem prejudicar a sua saúde.

 

Qualquer dúvida deixe seu comentário, conte a sua experiência.

Bom estudo!

Share this